top of page

A Cesariana - Consulta Pública da CONITEC


Como resultado de um trabalho coletivo capitaneado pela Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e que envolveu diversos interessados – incluindo os movimentos sociais –, está aberto para consulta pública o conjunto de Diretrizes de Atenção à Gestante: a Operação Cesariana.

É muito importante que tod@s que desejam mudança no quadro brasileiro da assistência ao parto e nascimento leiam o documento e façam suas propostas.

O prazo vai até quarta-feira, 13/05.

Acesse http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas e visite a Consulta Pública N.º 8. Lá você encontrará o "Relatório de recomendação sobre a proposta de elaboração das diretrizes de atenção à gestante: a operação cesariana". Leia com atenção o documento e, caso deseje fazer suas contribuições, acesse o link para "Experiência como paciente ou responsável pelo mesmo" e participe!. (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=20336)

O documento elaborado pela Parto do Princípio contempla as seguintes alterações:

- Inclusão da recomendação do acompanhante de livre escolha da mulher durante a cesariana (Lei 11.108/2005, RDC 36/2008 e CID 10)

- Consentimento informado livre e esclarecido (Portaria 1.820/2009)

- Oferta de versão cefálica externa à mulheres com gestação a termo e o esclarecimento sobre a possibilidade de ocorrer a versão espontânea para a apresentação cefálica

- Cesárea a pedido para mulheres que desejam cesáreas e desejam aguardar o início do trabalho de parto

- Apoio psicológico multiprofissional para mulheres com óbito fetal e oferta de cesariana caso a mulher mantenha seu desejo pela cirurgia

- Forma e local de nascimento escolhidos pela mulher com cesariana prévia

Clique na imagem abaixo para abrir o documento da Parto do Princípio.

Ao iniciar sua participação, surgirá um formulário contendo dois blocos de informação. O primeiro bloco contém os itens de identificação do participante. O segundo bloco se refere à sua contribuição, e contém 6 itens. Como o formulário serve para consultas públicas de vários tipos, fizemos abaixo uma “tradução” das questões, considerando o tema:

Clique na imagem abaixo para baixar o documento da Parto do Princípio no seu computador. Leia as sugestões elaboradas pela rede e, se concordar com elas, envie o documento para a consulta pública. Para fazer isso, clique no botão "ESCOLHER ARQUIVO", selecione o documento da Parto do Princípio que você acabou de baixar e envie-o para a consulta pública. Por fim, lembre-se de clicar no botão verde para Gravar e pronto!

bottom of page