top of page

Planos de Saúde e Cesáreas - Consulta Pública da ANS


No dia 14 de outubro, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro e o diretor presidente da Agência Nacional de saúde Suplementar anunciaram propostas para a mudança do modelo de assistência vigente no setor suplementar (a assistência realizada pelos planos de saúde).

A partir do dia 24 de outubro a 23 de novembro a ANS estará aberta para receber Sugestões e documentos para a Consulta Pública sobre as medidas para promover o Direito de Acesso à Informação para as mulheres e medidas para a utilização de partograma, distribuição do Cartão da Gestante com a Carta de Informação à Gestante.

"No setor privado, o percentual que temos de partos cesáreos deveríamos ter de partos normais. Respeitar a mulher é, acima de tudo, disponibilizar a ela todas as informações sobre o parto normal e fazer com que o parto cirúrgico seja adotado apenas quando indicado", ressaltou Arthur Chioro, ministro da saúde.

Essas medidas foram tomadas a partir de uma Audiência Pública realizada em agosto de 2014 referente a uma denúncia realizada pela Parto do Princípio em 2006.

Veja o infográfico:

0grafico.png

Esse infográfico apresenta as porcentagens do total de cesáreas no setor público e no setor privado. De acordo com a Pesquisa Nascer no Brasil, o setor suplementar (planos de saúde) apresentou a mais absurda taxa de 88% de cesáreas (em 2011 e 2012)!

Acesse as propostas de normativas que estão em Consulta Pública e participe:

bottom of page