QUEM SOMOS  

A Parto do Princípio é uma rede de mulheres usuárias do sistema de saúde brasileiro que luta pela promoção da autonomia das mulheres, tendo como principal eixo de atuação a defesa e a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher, em especial no que se refere à maternidade consciente. Atua na articulação de mulheres nos planos local, regional e nacional por meios virtuais (redes sociais e e-mails) e presenciais.

 

A rede se constitui de forma democrática e tem caráter suprapartidário, de modo a estimular o debate entre as participantes de modo horizontal e aberto. Apoia a auto-organização dos grupos regionais e a articulação com outros movimentos sociais, o que favorece a elaboração de demandas locais e regionais bem como a denúncia de conjunturas que firam direitos das mulheres. Assim, fortalecem-se a participação politica das mulheres e sua atuação como cidadãs a partir de suas realidades.

 

Para fomentar o empoderamento feminino, a Parto do Princípio: produz e divulga material informativo a respeito da saúde sexual e reprodutiva da mulher, bem como de seus direitos; participa de campanhas e eventos que visam à melhoria das condições de assistência ao pré-natal, parto e abortamento no país; trabalha no sentido de dar visibilidade à violência de gênero, em especial aquela que ocorre nas instituições de saúde quando do atendimento à mulher em seu ciclo reprodutivo, também conceituada como violência obstétrica; atua com gestores e formuladores de políticas para que incorporem as evidências científicas a seu planejamento, entre outras ações.

 

Os princípios que apoiam a atuação da rede são:

- luta pela retomada do protagonismo da mulher sobre seus processos de gestação, parto e amamentação;

- reivindicação de assistência digna ao parto para todas as mulheres;

- defesa dos direitos humanos e dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres;

- luta pela equidade de gênero;

- combate a todas as formas de violência contra as mulheres;

- reivindicação de políticas públicas de assistência à saúde reprodutiva da mulher com base em evidências científicas e livre de violência.

 

 

© 2015 | Rede Parto do Princípio

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round